A Escola Municipal Vinícius de Moraes, situada no município de Tapurah-MT, Rua Pernambuco, nº 522, Bairro São Cristóvão, distante 480 km, da capital Cuiabá. Foi criada pelo Decreto Municipal nº 009/99 de 30/03/1999, autorizada para funcionamento na Resolução nº 060/1999 do CEE – MT (Conselho Estadual de Educação – MT), publicada no Diário Oficial do dia 12/08/1999, página 08.
Começou a funcionar no prédio da escola agrícola, de 5ª a 8ª Séries, tendo como coordenadoras as professoras Dolores Shuck e Ingetraud Schöll. A escola recebeu este nome por sugestão da professora Dolores Shuck que era fã e admiradora incondicional do então cantor e compositor brasileiro Vinícius de Moraes. A escola teve como suas primeiras educadoras as professoras Ivani Arens, Maria Salete de Lima Maestá, Margarete Terezinha Madalosso, Consuelo Camargo Martins Fogaça dos Santos e Daise Marusan.
No ano de 2000, foram abertas salas de 1ª a 4ª séries em um prédio alugado na Avenida Rio Grande do Sul, onde funcionava com uma pequena cozinha, a sala de professores, Direção e quatro salas de aula. Como não havia espaço para o refeitório, uma bela e frondosa figueira abrigava os alunos no momento do lanche, onde tinha duas grandes mesas com bancos.
Em 2001, 2002, 2003, e 2004, aumenta o número de alunos de 1ª a 4ª séries consideravelmente, e o prédio não comporta mais. Assim em 2005 os alunos de 1ª a 4ª séries passam a estudar na escola agrícola que fica com 800 alunos. Em 2006 os alunos de 1ª a 4ª Série voltam para a cidade no prédio novo onde a escola está até hoje. Atualmente, a escola conta com 24 turmas do ensino fundamental de nove anos. Esta instituição, dispõe de infra-estrutura básica para suprir as necessidades dos alunos matriculados, contando com as seguintes dependências: cozinha, despensa, refeitório, salas de aula, almoxarifado, setor de administração, salas dos professores, biblioteca e laboratório de informática, sala de recursos áudio visuais.

A escola é mantida pela Prefeitura Municipal de Tapurah, por convênios com o Governo Federal (PDDE – Plano Dinheiro na Escola), também através de promoções organizadas juntamente com o CDCE – Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar.

Filosofia
A Escola Municipal Vinicius de Moraes visa uma educação inspirada nos princípios de igualdade, liberdade, solidariedade humana, sem distinção de raça, nacionalidade, partido político, religião, sexo e tem como filosofia proporcionar o desenvolvimento integral do educando, nos seus aspectos físicos, psíquicos, intelectuais e sociais, legitimando os direitos das crianças e dos adolescentes, para que estes sejam cidadão em toda sua plenitude, assumindo o compromisso de prepará-los e qualificá-los para a vida.
A referida unidade escolar conta atualmente com quarenta e quatro funcionários sendo: um diretor, duas coordenadoras, uma secretária, um instrutor de informática, trinta professores e onze funcionários do apoio administrativo.

      QUADRO ADMINISTRATIVO E DOCENTE


 
      QUADRO DE TURMAS E ALUNOS

               Contamos atualmente com novecentos e cinquenta e seis alunos, assim distribuídos, nos períodos matutino e vespertino.
Série
Número de Turmas
Numero de Alunos

4º Ano
04

5º Ano
04

6º Ano
05

7º Ano
04

8º Ano
04

9º Ano
03










|